Páginas

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Legislação / Normas Técnicas

Normas Técnicas
         
NBR 12807 – Terminologia.
NBR 12808 – Classificação de resíduos sólidos de serviços de saúde.
NBR 12809 – Manuseio de resíduos sólidos de serviços de saúde.
NBR 12810 – Coleta de resíduos de serviços de saúde.
NBR 13853  –Coletores para resíduos sólidos de serviços de saúde perfurantes.
NBR 14652 – Coletor –Transportador rodoviário de resíduos sólidos de serviços de saúde.

Legislação

Resolução CONAMA nº 06/1991– Dispõe sobre a incineração de resíduos sólidos provenientes de estabelecimentos de saúde, portos e aeroportos.
Resolução RDC 306/2004- Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.
Resolução SMA nº 33/2005- Gerenciamento e licenciamento ambiental de sistemas de tratamento e disposição final de resíduos de serviços .
Resolução SS/SMA nº 01/1998 – Aprova as diretrizes básicas e regimento técnico para apresentação e aprovação do plano de gerenciamento de resíduos sólidos de serviço de saúde.


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Quais os tipos de descartes utilizados para se desfazer dos resíduos hospitalares ?


Cada material hospitalar exige cuidados ao serem descartados. Devem ser separados de acordo com suas necessidades. Os tipos de descartes mais utilizados são: a incineração, o sistema de autoclave, os aterros sanitários, os aterros controlados e lixões.

Incineração: É uma destruição térmica que visa reduzir o lixo em cinzas e diminui cerca de 70% do seu volume. Além da diminuição de matérias sólidos a incineração tem como beneficio evitar acidentes, contaminações e o calor gerado durante o processo, é utilizados para produzir energia e aquecer a própria indústria. E tem como malefícios a contaminação do ar por conta  dos subprodutos lançados na atmosfera. É um processo feito somente em usinas de incinerações que na maioria das vezes estão localizadas em áreas amplas distante da cidade. Obs.: não se recomenda utilizar o sistema de incineração para matérias orgânicas, pois suas substancias diminuem as temperaturas e prejudicam o bom funcionamento das maquinas.



Sistema de autoclave: É um processo de esterilização do lixo infectante seguido de trituração e depois os resíduos são descartados nos aterros sanitários. É um sistema pouco utilizado, pois custa muito caro.


Aterros sanitários: São locais e destino final. Que tem o intuito de não degrada o meio ambiente. Funcionam na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isso ocorre em função do mau cheiro e para evitar a contaminação do solo e das águas subterrâneas. São buracos profundos revestidos com uma base de argila e lonas plásticas para evitar vazamentos e tem uma tubulação que capita os gases que surgem durante a decomposição. Esses gases podem ser utilizados para gerar energia.
Aterros controlados: São intermediários também são locais de destinação de resíduos porém inadequados do ponto de vista ambiental pois contamina o solo natural. Esses não realizam medidas impermeabilizantes ideal antes da decomposição do lixo cousando a poluição do solo e dos lençóis freáticos, proliferando insetos e bactérias.É apenas a escavação de buracos e lixos cobertos com terra.


Lixões: É um grande espaço a céu aberto sem estrutura alguma que recebe lixos de diversos tipos sem nenhum controle sem nenhuma medida de proteção ao meio ambiente ou a saúde publica.